Gordura dos lácteos pode ser benéfica

Mais um estudo, desta vez desenvolvido na Suécia, acaba de comprovar que a gordura dos derivados lácteos pode fazer bem à saúde. Uma equipe de pesquisa do Instituto Karolinska, de Estocolmo, coordenada pela cientista Susanna Larsson, examinou a relação entre o consumo de alimentos lácteos ricos em gordura e a incidência de câncer de cólon-retal e concluiu que a gordura tem ação preventiva sobre a doença. “Alimentos lácteos ricos em gordura, e não somente os com baixo teor de gordura, podem ser benéficos”, garantiu a coordenadora do estudo.

Larsson e seus colegas analisaram por um longo período a associação entre a ingestão de alimentos lácteos ricos em gordura e a taxa de câncer de cólon-retal entre mais de 60 mil mulheres com idade entre 40 e 76 anos.

A pesquisa constatou que as mulheres que consumiram pelo menos quatro porções diárias de produtos lácteos ricos em gordura apresentaram 41% menos risco de desenvolver câncer de cólon-retal do que as mulheres que consumiram menos de uma porção do alimento por dia. A redução no risco de câncer de cólon-retal foi associada principalmente ao alto consumo de queijos.

Os resultados preventivos da ingestão da gordura foram constatados mesmo quando havia fatores de risco para a doença, como consumo de álcool, histórico familiar de câncer de cólon-retal, fumo, uso de suplementos vitamínicos, contraceptivos orais e hormônios pós-menopausa.

    Voltar

    2011 | COOPER ® Cooperativa de laticínios de São José dos Campos | Todos os direitos reservados

    Endereço: Rua Paraibuna, 295 - Centro Cep - 12245 020 São José dos Campos - SP
    diretor@cooper.com.br | +55 12 2139 2244 | Fax: +55 12 3941 1829


    Powered by: