História

Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos

Como tudo começou... Em 1935, um grupo de 21 pecuaristas de São José dos Campos chegou à conclusão de que era preciso criar uma entidade que congregasse os ruralistas do município e pudesse lutar pelos seus interesses comuns. O café, em franca decadência, dava lugar a um novo produto, o leite, cuja produção eles pretendiam defender.


Primeira Reunião

Unido sob o ideal cooperativista, no dia 25 de agosto daquele ano o grupo se reuniu na antiga Escola Normal de São José para criar a Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos, umas das pioneiras do país. Na mesma reunião, eles elegeram a primeira diretoria da entidade e definiram seus planos de ação iniciais.

Estava lançada a pedra fundamental daquela que seria uma das mais importantes entidades do país em defesa do pecuarista de leite. Porém era preciso ainda muita garra para que a Cooperativa conseguisse se firmar e ganhar a confiança dos produtores. Mas a vontade de fazer as coisas darem certo era o que não faltava àquele grupo de fundadores.

Tempo heróicos

Quando a Cooperativa começou a funcionar, um posto de recepção e resfriamento de leite foi instalado junto aos trilhos da Central do Brasil. Nesta época, os próprios cooperados providenciavam o transporte do leite das fazendas até o posto, e para isto utilizavam carros de boi e burros de carga, que eram os “veículos” de carga mais comuns na época.

Do posto de São José o leite era transportado de trem para a Cooperativa Central, em São Paulo, onde era beneficiado. Os latões seguiam cobertos com gelo para que o produto não sofresse aquecimento durante a viagem. A partir de 1940, com o aumento do número de associados, criaram-se as primeiras linhas de captação de leite, que passou a ser feita por caminhões sob responsabilidade da Cooperativa.

Voltar

2012 | COOPER ® Cooperativa de laticínios de São José dos Campos | Todos os direitos reservados

Endereço: Rua Paraibuna, 295 - Centro Cep - 12245 020 São José dos Campos - SP
diretor@cooper.com.br | +55 12 2139 2244 | Fax: +55 12 3941 1829


Powered by: