Alto consumo de leite prolonga a vida humana
Pessoas que consomem bastante leite e seus derivados desde a infância têm expectativa de vida maior do que aquelas que não consomem nada ou que consomem laticínios em menores quantidades. A afirmação é de cientistas britânicos que coordenaram uma pesquisa iniciada nos anos 30 com cerca de 4.400 crianças.
O estudo acompanhou esse grupo durante 65 anos e constatou que aqueles que consumiram maiores quantidades de laticínios desde os primeiros anos de vida apresentaram maior resistência a derrames e a outras doenças graves, como complicações cardíacas, e tiveram a taxa de mortalidade reduzida pela metade.
Segundo o estudo, os riscos de morte por derrame são reduzidos em até 60% com o consumo diário de 400 miligramas de cálcio – presente em cerca de meio litro de leite. Os cientistas observaram que, apesar de possuírem gordura e colesterol, os laticínios não aumentam as possibilidades de uma pessoa sofrer doenças do coração.
Para colocar diariamente no organismo a quantidade de cálcio sugerida pelos especialistas, basta consumir diariamente um copo da bebida, uma porção de iogurte e uma fatia de queijo.
Voltar